O seu cliente pode ser o seu porto seguro em dias de tensão, para isso, você precisará focar na fidelização deles à sua empresa
Quando a maré não está pra peixe é bom que você faça um bom pescado com o que já tem. No mundo empresarial, isso significa fidelizar os seus clientes. Enquanto novos clientes para a sua empresa está difícil de se chover na hora, vender mais e mais produtos para os seus clientes fiéis é fruto de um pós-venda qualificado e bem planejado por parte da sua empresa.
Claro que, em época de recessão, o poderio de compra dos clientes diminui bastante. Cabe, então, a empresa aumentar o seu poder de negociação e fazer com que o seu cliente fiel garanta o ticket médio da empresa e mantenha a sua empresa no azul, num momento de explosão de empresas no vermelho.
Os números não mentem
Apenas 5% de retenção de clientes gera na casa de 25 a 75% de lucro, segundo pesquisas realizadas por Fred Reichheld, criador do Net Promoter Score – por sinal, a Net Promoter Score é um índice que mede a lealdade do cliente.
Por meio da fidelização, os seus clientes fieis passam a ser promotores da sua empresa em tempos sombrios de negociação, pois manterão a sua fluência e ainda promoverão a sua empresa a amigos e pessoas conhecidas. Ter clientes promotores é a representação de que a sua empresa está no caminho certo, pois pesquisas afirmam que empresas com clientes promotores estão em 80% do caminho certo para a excelência em seu atendimento.
O que fazer para fidelizar o seu cliente, então?
A palavra de guerra para a fidelização é pós-venda. A grande diferença da pós-venda para a venda normal, é justamente o fator fidelização. Uma boa gestão pós-venda poderá construir um elo de relacionamento do cliente com a empresa por empatia, gerando vendas futuras de outros produtos ou serviços determinados.
O ciclo de vendas de uma empresa é infinito e não acaba com o fechamento do negócio. Ter o cliente por perto, sendo um case de sucesso e um indicador da satisfação do serviço promovido pela sua empresa, é fundamental para angariar novos clientes ou explorar justamente a sua satisfação para fideliza-lo em novos produtos ou serviços prestados.
Como num namoro, o pós-venda é a fase onde o namorado precisa demonstrar os seus melhores atributos para que a namorada se certifique que fez a escolha certa. Antes disso, o relacionamento de vocês ainda eram na base da paquera. O fechamento da venda formalizou o relacionamento, mas qualquer vacilo pode romper esse elo e a sua empresa precisa tomar cuidado para evitar essa possível separação.
É por isso que a equipe de gestão pós-venda da empresa é tão importante e precisa possuir um bom espaço na empresa.
Aproxime-se e fidelize
A fidelização anda junto com a aproximação (com o perdão do trocadinho). Ter a empresa próxima, mesmo após a efetivação da venda, faz com que o relacionamento entre cliente e empresa se fortaleça por meio da segurança que o cliente terá através do seu suporte. A fidelização por aproximação confirma ao seu cliente que ele escolheu a opção certa para suprir determinado desejo ou necessidade.
Caso seja possível, a sua empresa precisa ter uma equipe de relacionamento justamente para a fidelização do cliente na gestão pós-venda. Essa equipe será a representação da marca e serão treinadas e capacitadas justamente para reter feedbacks e auxiliar na resolução de problemas e dúvidas que o seu cliente terá. Permitindo que ele não fique nem próximo de qualquer tipo de estresse.
Conclusão
A imagem positiva da sua empresa está em cases de sucesso. Como num slogan, cliente satisfeito satisfaz, também, a empresa. Isso porque a medida que a imagem da sua empresa estiver atrelada com resultados reais, as demandas tendem a aumentar conjuntamente. Isso além de que a fidelização do seu cliente representa boas indicações de leads qualificados e garantia da movimentação financeira da empresa sempre girando, mesmo quando a roda gigante do mercado estiver emperrada.