Vai abrir a sua empresa ? Saiba como reduzir as reclamações

Sete passos para saber gerir as possíveis reclamações dos seus clientes a partir do momento que vocês abrir a sua empresa

Ao abrir a sua empresa , você precisará conquistar os seus clientes. Contudo, quando se trata de empresas no início, evitar retenções é tão importante quanto captar clientes. Por isso que, ao abrir a sua empresa , você precisará estar sempre atento para evitar reclamações que, por tabela, gerarão desgastes.

Pensando nisso, esse artigo lista sete ações que tendem a culminar na diminuição de reclamações ao abrir a sua empresa .

1. Evite reclamações, mas, quando tiver, as valorize

Quando você abrir a sua empresa , precisará estar atento que toda e qualquer reclamação pode ser muito prejudicial ao futuro do seu empreendimento. Entretanto, é impossível agradar a todas as pessoas da mesma forma. Por isso, reclamações tendem sempre a acontecer. E quando elas acontecerem, você precisa prestar muita atenção para não persistir no erro.

O seu cliente é parte fundamental na identidade da sua empresa e, embora o profissional da área seja você, a subsistência da empresa depende dele. Por isso, sempre valorize as críticas e reclamações deles para melhorar a gestão do seu negócio.

A melhor forma de agradecer esse feedback é dobrando a atenção na queixa determinada e demonstrando a confiança depositada não errando novamente.

2. Pesquisas de satisfação são muito importantes

Pesquisas informam que apenas 4% dos clientes insatisfeitos reclamam. Entretanto, os demais geralmente não retornam ao seu estabelecimento, o que é ainda pior. Quando os clientes reclamam, é possível se mapear onde a empresa pode melhorar. E agora, quando ele não reclama, o que fazer? Ao abrir a sua empresa , é importante que você monte pesquisas de satisfação para se ter noção do retorno dos seus clientes para com a sua empresa.

Você pode criar um formulário físico ou virtual e atrair o cliente a responder a pesquisa de satisfação oferecendo algum benefício extra.

3. Seja didático

Facilitar a comunicação com o seu público é extremamente importante ao abrir um empresa . Tenha um canal de atendimento que seja eficiente e, acima de tudo, fale a língua do seus clientes. Para isso, é importante saber onde o seu cliente está, como e por que meio ele se comunica. Criar empatia com o meio é meio caminho andado para que a mensagem chegue com uma movimentação de clareza maior ao seu público-alvo.

4. Solução de problemas
Para que você não seja sobrecarregado com problemas e não assuma todos para si, é importante que você esteja cercado de pessoas de confiança na linha de frente da sua empresa, capacitadas para solucionar problemas e evitar reclamações.
Você precisa estar a par de tudo, ao abrir a sua empresa , mas isso não significa colocar a mão na massa em tudo.
Além disso, ter pessoas específicas para solucionar determinados tipos de problemas, acelera o processo de resolução do seu cliente e, por tabela, aumenta a sua satisfação.
5. Consistência nas soluções
Não confunda rapidez com pressa. Por mais que dinamizar processos seja importante para a fidelização dos seus clientes, busque sempre soluções consistentes para qualquer que seja a sua empresa.
Ao abrir a sua empresa , é importante que você sempre tenha boas cartas na manga para solucionar os problemas dos seus clientes.6. O problema é seu
Ao abrir uma empresa , quando você fala para um cliente que resolverá o problema dele, na verdade, está querendo dizer que irá resolver o seu problema. Críticas de clientes para com empresas significam que há falhas com a empresa e essas precisam ser resolvidas internamente.
7. Desempenho
Nenhuma leitura de crítica e feedback é maior do que o desempeno. Como dito anteriormente, apenas 4% dos clientes que não gostam de algo reclamam, os outros 96% tendem a não procurar mais a sua empresa. Ao abrir a sua empresa , no momento em que você ver que o seu desempenho está caindo, precisará dar uma resposta imediata com a identificação e melhora de determinado ponto que não tem agradado a sua clientela.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Seja nosso cliente!

Proposta Online

Preencha os campos abaixo que enviaremos uma proposta com todas as informações.