A importância do departamento pessoal de uma empresa

Para cuidar de qualquer empresa, o departamento pessoal ajuda a gerir o negócio

O departamento pessoal é extremamente importante, quiçá fundamental, para que as questões profissionais dentro da empresa sempre venham se manter organizada.
Mas o seu sucesso e a sua importância se dão através da forma que ele é aplicado nas empresas, da sua pasteurização até suas peculiaridades do processo.
Trabalhar com questões humanas, bem como empresas, em si, é uma forma bem subjetiva. Já que pessoas são diferentes em personalidades bem como empresas têm suas diferenças em segmentação.
Para isso, precisamos entender como funciona o processo de departamento pessoal nas empresas e a sua importância.

  • O que é o departamento pessoal?

departamento pessoal tem como responsabilidade ter proximidade com as atividades dos indivíduos que compõem a empresa, ou seja, os funcionários. As questões pessoais são abrangentes e as burocráticas específicas, mas todas essas fazem parte do pacote das questões humanas nas quais o departamento pessoal necessita estar a par.
Salário, férias, folhas de ponto, bem como atestados, advertências e até demissões, passam diretamente pelo controle do departamento pessoal.
É muito difícil que o funcionário tenha que correr atrás de documentações específicas que não tenham passadas pela triagem do departamento pessoal, ao menos que o departamento pessoal não tenha acesso a tal burocracia e que ela compita exclusivamente ao ser humano.
A função do departamento pessoal é justamente ser eficiente e ágil no relacionamento entre empresa e terceiros, principalmente os profissionais de toda as áreas e que constitui o quadro de funcionários da empresa.

  • As funções do departamento pessoal

O departamento pessoal trabalha é responsável pela documentação dos profissionais, bem como o acompanhamento de sua frequência. Também é o responsável pela folha de pagamento , gerencia as férias e as licenças da equipe e representa a empresa junto a órgãos oficiais, de cunho público e privado.
No que tange a documentação, após a contratação de um um funcionário, a empresa precisa necessariamente por em ordem toda a documentação. Para que o funcionário tenha acesso a folha de ponto, saiba suas escalas e tenha a sua carteira devidamente assinada, precisa passar pelo departamento pessoal.
Após o processo de contratação, o departamento pessoal precisa estar em cima dos processos funcionais da empresa e da atuação de seus funcionários, isso agrega tanto a empresa quanto ao funcionário, que pode reivindicar horas extras e bonificações previamente estipuladas em contrato. Já da parte da empresa, caso o funcionário estiver omitindo-se em serviço pode tomar medidas cabíveis.
 
Por isso mesmo é o departamento pessoal o responsável por montar as escalas, justamente para ter tais controles.
Caso tudo esteja nos conformes, o departamento pessoal é o responsável por todo tramite de pagamento. Por isso, saiba, não é todo mundo que fica feliz no quinto dia útil, esse é o pior período opara quem trabalha no departamento pessoal. Pois a demanda vai além do pagamento diretamente ao funcionário, mas entra na área de recolhimento de INSS, fundo de garantia, impostos sindicais etc.
 
Por outro lado, todos esses pagamentos, bem como os cálculos corretos são fundamentais para que a empresa [na-cidade] tenha o controle adequado de quanto paga para o funcionário e se essa remuneração adentra os termos contratuais negociados.
Por isso, geralmente, nestes casos, o departamento pessoal trabalham em conjunto com o setor de contabilidade ou com o escritório que presta serviço para determinada empresa. Enquanto o departamento pessoal municia o departamento contábil de dados, o departamento contábil realiza todos os cálculos para o bom andamento de pagamento na empresa.
Por isso, o departamento pessoal se faz presenta nas empresas, pois gere pessoas. Por exemplo, imagine todos os funcionário de determinado setor tirarem férias ao seu bel prazer, todos ao mesmo tempo. Ou uma chuva de atestados médicos todos os dias, sem o devido protocolo. Pra isso, um departamento é responsável pela gestão do material humano.
Entretanto, suas funções vão além da representação da empresa para com o funcionário e entram no campo da representação junto a órgãos superiores, como setores do Governo ou até mesmo confederações e organizações da categoria. Isso porque é o departamento pessoal que emite documentos para estes órgãos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Seja nosso cliente!

Proposta Online

Preencha os campos abaixo que enviaremos uma proposta com todas as informações.