Toda empresa quer chegar a um estágio de empresa inteligente. Hoje em dia, com toda tecnologia à disposição e vivendo a era pós-digital, onde as inovações tecnologias deixaram de ser esporádicas e passaram a ser tão cotidianas que nem percebemos mais os processos de transição e mudanças, muitas empresas acham que a inteligência está justamente em ter acesso a essas tecnologias.
Mas, na verdade, a inteligência da empresa passa por alguns estágios, quatro para ser mais específico.
Esse artigo serve como uma espécie de assessoria contábil, para que você organize a sua empresa de acordo com o poderio estratégico e os avanços tecnológicos colocados a disposição.
Primeiro
Excel. Sim, muito embora estejamos falando da era pós-digital e das constantes modificações tecnológicas, o Excel ainda é o primeiro estágio que podemos apresentar na hora da construção estratégica da empresa inteligente cujo a assessoria contábil.
Esse programa é o primeiro passo, pois nele você consegue inserir informações de forma rápida, mas, ao mesmo tempo, organizada, além de conseguir fazer rápidas modificações.
Muitas vezes, a tecnologia acaba inventando coisas que interferem no processo de dinamização, mas o que a assessoria contábil precisa para lançar a estratégia rumo a empresa inteligente são soluções boas, mas, também, dinâmicas.
Segundo
A partir do momento em que os dados estão organizados “no grosso” é importante que eles comecem a ganhar corpo estratégico. Para isso, um banco de dados interno, para que a empresa não se preocupe com segurança e consiga dividir a comunicação interna de acordo com os departamentos, para que todos falem a mesma língua dentro do seu dialecto de produção, forme estratégias que gerem resultados para o público, que retorne à empresa por meio dos resultados positivos. O papel de utilizar-se desses bancos de dados e confirmar a boa comunicação interna da empresa cabe a assessoria contábil em toda a sua condução estratégica.
Terceiro
Se no primeiro estágio, o tradicional Excel entra e no segundo existe uma integração dos departamentos num banco de dados específicos, o terceiro estágio é onde a assessoria contábil entra com a mão na massa, analisando, primeiramente em conjunto com cada departamento, para fazer uma leitura individual e ampla das estratégias da sua empresa.
Essas analises potencializarão o excesso de informação, utilizando as principais para que venha gerar resultados à sua empresa.
Por fim, cabe a assessoria contábil reunir tudo para fazer uma “prova dos nove” antes de instituir a estratégia na prática.
Quaro
A visão 360º é o grande supra sumo de todo o projeto para que a assessoria contábil faça com que a sua empresa torne-se um modelo de negócio inteligente, que faz valer o poderio da tecnologia na prática.
Com isso, a empresa vai ter conhecimento de todo o universo acerca do seu negócio: o produto em mãos, o perfil do cliente em potencial, bem como os seus desejos e necessidades, a forma com que a sua concorrência tem trabalhado, com as principais ameaças e os pontos de convergência. Ou seja, a visão 360º que uma empresa inteligente precisa possuir por meio da assessoria contábil é o pleno conhecimento do mercado em que ela atua.
Embora muito importante, a inteligência artificial da tecnologia é apenas um braço para o desempenho estratégico. Ela, por si só, não consegue gerar resultados. Agora, com uma boa assessoria contábil por trás sabendo usar é mais do que meio caminho andado para o sucesso.
Resumo:
Bem, acho que você já entendeu a importância da assessoria contábil para que a sua empresa seja inteligente. Então, ao priorizá-la cabe a você colocá-la à frente da escolha dos sistemas de informação que vão auxiliá-las. São eles:
- Big Data
- Voice Bots
- Telemetria
- Realidade aumentada
- Internet das Coisas
- Inteligência Artificial
Obs: Cada mercado engloba-se melhor com um determinado sistema de informação, justamente por isso é importante que a assessoria contábil esteja na frente dessa decisão.