3 Comportamentos de Um Líder Que Impedem o Desempenho Máximo da Equipe

Quais comportamentos impedem a evolução da equipe? Pense no melhor gerente que você já teve; Agora pense no pior. Quais foram as maiores diferenças entre esses dois indivíduos? É quase certo que eles tinham estilos de liderança diferentes. Portanto, costuma-se dizer que os funcionários “não deixam um emprego, eles deixam um gerente”.

Mas o problema sobre maus comportamentos de liderança é que às vezes eles são difíceis de reconhecer. Muitas vezes, a intenção e o impacto desses comportamentos não são os mesmos. Às vezes, os líderes alienam seus funcionários sem sequer saber o que estão fazendo de errado. Tais comportamentos podem deixar os funcionários loucos e até mesmo levar ao atrito dentro da equipe.

É por isso que vamos analisar alguns comportamentos de liderança que deixam espaço para melhorias — e ideias de como transformá-los.

 

MAUS COMPORTAMENTOS 1: VOCÊ NÃO CONFIA NA SUA EQUIPE

Ser promovido a uma posição de liderança naturalmente mudará o trabalho de uma pessoa. Por outro lado, muitos líderes são varridos pelo poder recém-descoberto da posição. Eles acabam perdendo de vista o trabalho duro e as qualidades que os levaram lá em primeiro lugar, não apreciando totalmente esses valores em seus funcionários.

Os melhores líderes são capazes de confiar em seus funcionários, apoiar-se neles quando necessário e respeitar suas opiniões. Os funcionários que sentem que sua voz é ouvida enquanto estão no trabalho têm quase cinco vezes mais chances de se sentir capacitados para realizar seu trabalho melhor. Isso também destaca a importância da comunicação entre o líder e a equipe.

 

MAUS COMPORTAMENTOS 2: VOCÊ É EXCESSIVAMENTE OBCECADO PELO RESULTADO FINAL

Uma coisa decide o sucesso ou fracasso de um negócio, e esse é o resultado financeiro. No entanto, quando os líderes medem o sucesso apenas em resultados quantificáveis, correm o risco de perder muitas outras coisas que podem impulsionar um negócio.

Pesquisas recentes mostram que 93% dos consumidores dizem que as empresas têm a responsabilidade de olhar além do lucro e exercer um impacto positivo na sociedade.

Concentrar-se em iniciativas baseadas no impacto social pode não parecer à primeira vista ter muitos benefícios mensuráveis, mas é algo que clientes e funcionários estão procurando. Dê aos funcionários oportunidades de se voluntariar e celebrar regularmente sucessos não quantificáveis, como interações positivas com os clientes.

Isso acabará gerando mais clientes, aumentando as taxas de retenção de funcionários, fortalecendo sua marca e também aumentando a lealdade da sua equipe a você como líder.

 

MAUS COMPORTAMENTOS 3: VOCÊ NÃO PRIORIZA O ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

A cultura e o engajamento dos funcionários são um foco extremamente importante para qualquer bom líder. Entre os muitos benefícios dos funcionários engajados:

  • Funcionários mais felizes são mais propensos a permanecer na empresa, o que significa melhores taxas de retenção e, portanto, menos despesas com contratação e treinamento de novos funcionários
  • Em seguida, funcionários que gostam de seus empregos são mais propensos a indicar outras contratações
  • Por fim, funcionários mais engajados são mais propensos a ficar entusiasmados com seus trabalhos e, assim, produzir melhores resultados

Para evitar baixas taxas de engajamento, acompanhe regularmente o engajamento com conversas individuais e pesquisas com funcionários. Acompanhe aqueles que se sentem desengajados.

Além disso, certifique-se de oferecer oportunidades para que todos os membros da equipe cresçam e expandam suas posições; funcionários que dizem que sua empresa oferece oportunidades iguais têm quase quatro vezes mais chances de dizer que estão orgulhosos de trabalhar para esta empresa.

 

CONCLUSÃO

Como líder, processos e políticas são uma grande parte da sua estratégia. Todas essas coisas ajudam a definir e alcançar metas de negócios. No entanto, se há uma coisa certa quando se trata de previsão de negócios, é que nada é certo.

É por isso que os melhores líderes são flexíveis. Eles não têm medo de assumir perdas e mudar de direção quando algo não está funcionando. Problemas e desafios inesperados surgem quase diariamente.

Um bom líder tenta antecipá-los, mas ainda está pronto para enfrentar problemas inesperados de frente. Às vezes, a melhor coisa para um projeto é quando os líderes mudam de direção criativamente, mesmo que isso se desvie de seu conceito original.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Seja nosso cliente!

Proposta Online

Preencha os campos abaixo que enviaremos uma proposta com todas as informações.