Saiba tudo sobre planejamento estratégico

Também saiba em quais pontos o serviço contábil pode contribuir

Nenhum tipo de planejamento nasce da noite pro dia, mas sim, faz parte de um estudo detalhado e bem especificado do campo onde ele deverá ser aplicado. Planejamento estratégico define metodologia de trabalho e toda a gestão de uma empresa e precisa ser respeitado em toda as suas etapas. É um trabalho árduo e que precisa ser feito de forma personalizada. Por isso, o recomendado é que seja instituído dentro de um serviço de contabilidade para que o plano de controle venha ser específico e adequado.

No serviço de contabilidade que consiste na realização e definição de um planejamento estratégico par a sua empresa, será colocado na ponta do lápis vários números relacionados ao seu negócio, que vão de lucros e perspectivas financeiras, até mesmo análise do seu método de trabalho e os seus recursos humanos.

PRINCIPAIS INDICADORES DE PLANEJAMENTO

Lucratividade do negócio

Lucro líquido dividido por Receita total multiplicado por 100.

É o mínimo que um gestor de empresa precisa saber sobre o seu negócio, o percentual de lucro. Esse percentual é variável por diversos e pre-determinados valores já conhecidos. Por isso mesmo, é fundamental o ação do serviço de contabilidade nesse setor.

Crescimento mensal

Receita atual dividido e Receita do mês anterior divido pela receita anterior multiplicado por 100.

O lucro é variável, como já citamos no artigo. Em um mês a sua empresa pode quebrar recordes por meio do desempenho positivo de um departamento, por fatores ambientais, programação etc. A média de ganho e lucro pode variar, o que não pode acontecer é justamente ocorrer essa variação sem o conhecimento dos motivos por parte da gestão da empresa. Por meio de análise, números e planejamento estratégico esses números precisam ter paradeiro e precisam ter uma definição interna e onde será ajustado para a manutenção da saúde financeira da empresa num todo.

Conversão de vendas

Contrato fechado divido por clientes atendidos multiplicado por 100.É por meio dos indicadores de conversão de vendas que você poderá analisar se a sua empresa tem sido efetiva no oferecimento do produto ou serviço, e também se o plano de marketing e comunicação está sendo bem explorado e gerando resultados. A resposta do cliente as estratégias de mercado movimentam todo o conceito interno da empresa, podendo resultadas em mudança de filosofia e forma de trabalho tanto em alguns departamentos quanto na empresa como um todo.

Participação no mercado

Volume de vendas dividido pelo faturamento total e faturamento segmentado multiplicado por 100.

É uma prática também denominada Market Share e consiste numa análise de mercado de forma ampla, que demonstra a atuação da empresa, se está sendo produtivo, ou não.

Produtividade

Produto gerado dividido pelo recurso utilizado.

Essa produção pode ser relativizada quando observada de um todo, então para evitar injustiças, o ideal é observa-la de forma setorizada, para que você, como gestor, venha a primar pelos departamentos e funcionários que têm despenhado bem a s suas funções em detrimento de outros que têm prejudicado o trabalho como um todo. Assim como time que está ganhando não se mexe, as estratégias que têm gerado algum resultado prático venham a ser mantida no planejamento e na gestão da empresa.

Funcionários

Número de funcionários dividido pelo período multiplicado por 100.

O Turnover, como é chamado esse tipo de perspectiva, calcula o desempenho dos funcionários por meio de uma análise geral e de departamentos, levantando estratégia motivacionais, cálculo  de metas e comissão e até produtividade para possíveis promoções, dispensas e trocas de departamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Seja nosso cliente!

Proposta Online

Preencha os campos abaixo que enviaremos uma proposta com todas as informações.