Investimento inicial: guarde dinheiro e abra a sua empresa [na cidade]

Saiba quanto você precisa economizar para ter um investimento inicial para o seu negócio

Muitos estresses no momento de abertura da empresa podem ser evitados se o investimento inicial for calculado de forma correta, para isso é fundamental ter um bom planejamento financeiro, para tirar as ideias do papel e colocá-las em prática dentro dos padrões financeiros da empresa em seu movimento inicial. Esse planejamento focará em estudo de mercado, área, segmentação e necessidades vigentes da empresa e podem ser em muitos aspectos auxiliados por um bom setor contábil, que auxiliará na regularização do seu CNPJ, das estratégias de investimento inicial, além de capital de giro, foco gerencial etc.

Vamos, então, aos pontos necessários para que você poupe o suficiente para iniciar uma empresa de forma confortável, além de saber aonde vai investir este capital inicial.

  • Aspectos Financeiros

É muito importante que ao abrir uma empresa , o empreendedor fique atento a muitos detalhes que podem, muitas das vezes, embargar o seu negócio de início, seja por meio de burocracias ou por serem imprevistos literais nos quais o empreendedor, despreparado, não terá caixa para resolvê-lo. O setor contábil sempre está atento a essas responsabilidades fiscais e pode muito bem servir como uma forma de assessoria para que você não se enrole no processo de triagem dos seus documentos.

1. Infraestrutura

Não é apenas o espaço físico que comanda a sua estrutura, mas tudo aquilo que será trabalhado em sua empresa. No caso de empresas físicas, preocupação com a instalação de maquinários, segurança do local e dos produtos etc, são muito importantes. No caso de empresas onlines, a preocupação vai além do espaço físico, já que muitos trabalham home office, mas na questão da infraestrutura de entrega do produto/serviço ao cliente.

2. Formalização da empresa

Aí entra o papel de uma boa empresa de contabilidade atrás do seu negócio. Você colocando esse setor na mão de uma empresa especializada neste tipo de serviço diminuirá muito o seu estresse, pois eles analisarão o seu investimento inicial e lhe enquadrarão em um modelo de empresa conveniente para a sua função e sua realidade financeira, fazendo com que você sofra o mínimo possível com impostos.

Além da abertura do CNPJ, as empresas precisam ter ciência de determinadas etapas (principalmente em empresas de sedes fixas). Existe o processo de capital social, no qual o empreendimento para e aberto de forma regular, precisará pagar taxas para Junta Comercial, elaborar contrato social (sob tutela de um advogado), obter alvará da vigilância sanitária e corpo de bombeiros, enfim. Um processo que, por cima, fará com que o empreendedor, ao abrir o seu negócio, desembolse na casa R$1.000,00.

3. Mãos à obra

Seu negócio oficialmente regularizado, é a hora de começar a colocá-lo em prática, sendo assim,é importante que o empreendedor tenha noção do custo de produção dos seus produtos, além dos custos administrativos da empresa. Nessa hora, também, é importante reservar, no mínimo, 5% do valor estipulado para auxílio em um possível imprevisto ou situação inesperada, a máxima do capital de giro que precisa estar bem definido no papel desde o princípio como parte do investimento inicial.

Além disso, analise concorrência e fornecedores para ter uma ideia da sua margem de lucro, essa pesquisa de mercado chama-se benchmarking e analisa todo o mercado ao seu redor, como parceiros, concorrências e meio de mercado, tanto atualmente quanto historicamente.

Também sempre tenha noção do seu fluxo de caixa e procure ficar sempre a par de sua situação financeira. Para isso, é extremamente necessário que quem faça todas as projeções e cálculos seja a contabilidade, mas você precisa estar ao lado do setor contábil da sua empresa para que juntos o empreendedor tenha os prognósticos e realize as estratégias de ascensão do seu negócio. No princípio, essa noção é muito difícil de se ter pela empresa possuir mais saídas do que entradas, mas um bom escritório contábil fara projeções de vendas, compromissos e créditos para que sempre se tenha tal estimativa.

4. Plano de Marketing

Muitas vezes tratado como desnecessário, o marketing é fundamental para qualquer negócio, principalmente aos que iniciam. Sua marca precisa chegar ao conhecimento do seu público-alvo, por isso que o marketing precisa estar dentro do seu investimento inicial. Além do mais, as práticas de publicidade no meio virtual barateou muito os custos de marketing e dinamizou muito a estrutura entre empresa .

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Seja nosso cliente!

Proposta Online

Preencha os campos abaixo que enviaremos uma proposta com todas as informações.